8 de julho de 2022
Há uma frase da sabedoria popular que afirma que “não há melhor lugar do que o lar”. Para pessoas idosas, isso parece se tornar ainda mais intenso. Mesmo precisando de cuidados, a grande maioria delas resiste a se mudar para a casa de familiares ou para uma casa de repouso, uma vez que se conectam com o seu próprio espaço. Assim, o Home Care se torna uma das melhores opções para os idosos que precisam de cuidados diários.
A principal vantagem é, sem dúvida, permitir que o idoso permaneça em seu lugar de conforto, cercado daquelas coisas pelas quais ele desenvolveu afetividade, como o fogão à lenha, a poltrona e sua própria cama. Mas existem muitas outras vantagens que também se estendem aos familiares. Vamos a elas.
Exclusividade
Com o Home Care, seu familiar terá um profissional dedicado exclusivamente a ele, com cuidados singularizados, atendendo com a máxima atenção às necessidades singulares do idoso assistido, diferentemente do que ocorre em casas de repouso. Com isso, desenvolve-se também um laço afetivo, essencial para um cuidado completo.
Bem-estar
Estar em um ambiente familiar, cercado de objetos conhecidos, faz com que a pessoa idosa se encontre mais segura e aceite melhor os cuidados e o tratamento a ela destinados. Dessa maneira, é possível elevar a qualidade de vida do assistido, ao permitir que ele se sina respeitado em seu próprio espaço.
Manutenção da rotina e flexibilidade de horários
No Home Care, quem define os horários e a rotina a ser seguida – considerando obviamente questões de saúde – é a família e o idoso a ser cuidado. Não é necessário, portanto, que o paciente se adapte a uma nova rotina, o que geraria maior estresse. Ainda é possível definir se o atendimento será em tempo integral (com as devidas folgas do profissional) ou parcial.
Menor tempo de internação e redução dos riscos de infecção
Ao permanecer menos tempo no hospital, o paciente terá mais conforto por estar no ambiente aconchegante do lar. Além disso, é evidente que o risco de contaminação se reduz significativamente, já que o idoso não terá contato com tantas pessoas doentes.
Maior acesso para os familiares e amigos
Em sua própria casa, as restrições para receber visitas é sempre menor e não exige burocracias. Os cuidados e orientações são mantidos, porém em um ambiente familiar e acolhedor, de acordo com os desejos e as possibilidades do paciente e da família. Essa humanização, mais difícil de ser feita em um hospital, auxilia muito na recuperação de quem está doente.
Concluindo
O Home Care proporciona, assim, uma maior qualidade de vida para o paciente, uma maior tranquilidade para os familiares, além de fortalecer a autonomia e a independência dos idosos, sentimentos bastante caros às pessoas dessa idade – afinal, elas precisam ser cuidadas, mas não gostam de se sentir completamente dependentes, como um fardo para os outros. O conjunto dessas condições favorecerá a recuperação do idoso. Some-se a todas essas vantagens o custo-benefício interessante se comparado aos custos hospitalares. É possível verificar ainda a cobertura parcial do Home Care por parte dos planos de saúde.